E o Oscar de Melhor Livro vai para...



Começaremos constatando o fato de que dentre os oito filmes indicados ao Oscar, na categoria Melhor Filme, apenas três foram baseados em roteiros originais. Veja a lista:

 INDICADOS AO OSCAR DE MELHOR FILME
"A grande aposta" - Roteiro adaptado
"Ponte dos espiões" - Roteiro original
"Brooklyn"- Roteiro adaptado
"Mad Max: Estrada da fúria" - Roteiro original
"Perdido em Marte" - Roteiro adaptado
"O regresso" - Roteiro adaptado
"O quarto de Jack" - Roteiro adaptado
"Spotlight: Segredos revelados" - Roteiro original

Sem entrar no mérito de uma possível crise criativa dos roteiristas de Hollywood e nem fazer mais que mencionar a enxurrada de remakes, reboots e  ressuscitamentos de antigas franquias que está tomando os sets de gravação nos últimos anos, o que podemos concluir  a partir dessas indicações, sem medo de errar, é que adaptar livros para os cinemas é uma tendência que está em alta como nunca.

Não examinamos a lista de todos os indicados da  história do Oscar, o que nos daria a possibilidade de falar dessa prática desde sempre, mas termos cinco filmes baseados em livros concorrendo ao prêmio principal esse ano já é, por si mesmo, um fato que nos permite afirmar essa prática como tradicional, de tal forma que chega a influenciar toda uma geração de novos talentos a se expressarem tendo em vista o horizonte da adaptação, o que já é um tema pra outro post, quem sabe.

A linda realidade, pelo menos no nosso ponto de vista - é que de clássicos a autores novíssimos, é na estante das livrarias e bibliotecas onde os produtores e diretores estão buscando histórias pra contar e isso é visível na lista de filmes indicados para a premiação desse ano. A consequência positiva mais imediata disso pode ser o surgimento de novos escritores e o aquecimento do mercado editorial - o livro gera o filme que vende o livro - e se consigo pensar em algo negativo, estaria na influência do cinema na linguagem literária, o que pode gerar uma proliferação excessiva de livros de mais fácil adaptação em detrimento de obras mais complexas e até inadaptáveis, o que também pode virar assunto daquele outro post que mencionei acima.

Bem, vejamos agora a relação dos livros que inspiraram os filmes que concorrerão na categoria de Melhor Filme na cerimônia de 2016:

INDICADOS A MELHOR FILME E ROTEIRO ADAPTADO


Livro:
O Regresso - Michael Punke (2009)

Filme:
O Regresso - Alejandro Gonzales Iñárritu (2015)






Livro:
A Jogada do século - Michael Lewis (2011)

Filme:
A Grande Aposta - Adam Mckay (2015)


Livro:
Brooklyn - Colm Toibin  (2011)

Filme:
Brooklyn - John Crowley (2015)




Livro:
Perdido em Marte - Andy Weir (2014)

Filme:
Perdido em Marte - Ridley Scott (2015)





Livro:
O quarto de Jack - Emma Donoghue (2010)

Filme:
O quarto de Jack - Lenny Abrahamson (2015)





Menção Honrosa (Indicado na categoria Melhor Roteiro Adaptado):

Livro:
Carol - Patricia Highsmith ( 1942)

Filme:
Carol - Todd Heynes (2015)









CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário