Antes de começar a ler Tubarão eu ficava apensando em como Peter Benchley conseguiu escrever 276 páginas somente de um tubarão devorando e aterrorizando, e ficava curiosa para descobrir o que tinha no livro que o filme não mostrou (porque sempre tem), e tinha muita coisa.
Logo que comecei a ler a Introdução descobri que, quando ele vendeu os direitos do filme para a Universal Pictures e pediu para escrever o roteiro, ele ouviu o seguinte:
Este filme vai seu uma história de aventura de A a Z, em linha reta, então queremos que você corte tudo o que for romance, tudo o que for máfia, tudo o que vai apenas dispersar a atenção.Romance???
Máfia???
Na pequena cidade de Amity surge sem qualquer explicação científica/biológica, um enorme tubarão que simplesmente devora pessoas, começando por uma turista que resolve pegar seu boy e ir namorar na praia, e depois de toda ação ela resolve dar um mergulho e o deixa dormindo na areia, e ai já sabemos o que aconteceu com a pobre mulher.
Dor e pânico a tomaram ao mesmo tempo. A mulher virou a cabeça para trás e soltou um grito agudo de terror. O peixe tinha se afastado. Engolira a perna da mulher sem mastigar. Ossos e carne passaram direto por sua enorme garganta.
Depois do primeiro incidente o xerife Brody já pensa em fechar as praias para dar tempo do tubarão ir para longe da costa de Amity, porém os comerciantes e políticos se opõem porque não querem perder os turistas, que são a fonte de renda a cidade que vive na baixa estação do dinheiro que arrecada com suas vendas na alta estação.
Era o começo do verão e Brody sabia que o destino de Amity para os resto do ano dependia do sucesso ou do fracasso daquelas doze breves semanas. Uma temporada próspera significava abundância suficiente para a cidade enfrentar um inverno mais duro.
Quanto a máfia e romance, garanto que tem dos dois no livro. Um romance super esquisito, mas válido para o contexto do livro, e uma máfia que achei mais engraçada que amedrontadora, porém também interessante, ou o livro se resumiria ao tubarão enchendo a pança, e isso, na minha opinião, só funcionaria
Outro aspecto do livro que gostei muito foi mostrar um pouco do passado da esposa de chefe Brody, a Ellen, que era uma jovem rica que se apaixonou pelo rapaz pobre e abriu mão de todo seu luxo, porém ela sente falta dessa vida e de seus "amigos ricos", e aí vocês poderão ler mais sobre isso no livro....rs
Comparando com o filme, ambos são muito bons, porém, como foi solicitado, o filme só retrata a ação do tubarão sobre o moradores de Amity, e eu adoro!
Acho que os dois são muito bons e o que cortaram do livro não fez falta (e não consigo visualizar as cenas cortadas, principalmente a do romance, e quem ler me conta o que achou desse aspecto ok? Não quero falar muito para não estragar a surpresa e dar um mega spoiler).
E o que falar dessa edição linda de capa dura da DarkSide??? Ele arrasam nas edições!!!
E ai, quem já leu Tubarão???
Gostaram?
E o filme?
E agora trechos dos momentos mais sanguinolentos e legais do filme (pq o trailer home made que eu fiz foi bloqueado pelo Youtube). E para não dizer que não avisei......SPOILER ALERT é claro, já que são os melhores momentos inclusive a cena final!!!
Como já viram na foto acima, breve postarei a resenha de outro romance de Peter Benchley! Aguardem porque esse também é muito bom!!!
Beijos e voltem sempre!!!
0 comentários:
Postar um comentário