{Tutorial} Mini álbum Estrela

Algumas pessoas me pediram o PAP do mini estrela que tenho feito para várias encomendas, então aqui vai minha primeira experiência com PAP's.

Primeiramente os créditos: o PAP original eu achei no Scrapbook Crazy , mas é em inglês e nem todas sabem  inglês ou não têm paciência pra ficar usando o tradutor, então fiz essa versão em português.

As fotos estão super claras porque essa semana só tive tempo de scrappear a noite e foto com flash fica assim, bem feinha...rs
Apesar da péssima qualidade das fotos, espero que tenha conseguido deixar bem claro.
Vamos ao que interessa!!!! :)

Material necessário:
  • 6 cardstocks lisos tamanho 30 x 15 cm
  • 6 cardstocks lisos tamanho 23 x 15 cm
  • 6 cardstocks lisos tamanho 21 x 15 cm
  • 2 papéis decorados (para capa e contra capa) tamanho 14x14,5cm
  • 70 cm de fita (de cetim, gorgurão, de organza....qualquer uma de sua da preferência)
  • régua
  • estilete
  • dobradeira
  • boleador
  • cola
  • fita dupla face
  • tesoura
  • embellishments


1º passo: Vincar e dobrar ao meio todos os 18 pedaços de cardstock.



2º passo: Depois de dobrar tudo você pode escolher entre colar todas as folhas e depois decorar ou decorar e depois colar.
Eu prefiro colar as duas partes de fora da estrela, decorar a de dentro e depois juntar tudo...rsrs
Colar tudo para depois decorar é meio chato porque, como ele não abre totalmente você perde o apoio da mesa.
Então eu colo os cardstoks maiores e reservo.
Detalhe, eu uso cola para colar tudo. Não gostei de usar dupla face porque, ao fazer um mini desse modelo para deixar de "mostruário", depois de algumas pessoas manusearem, o mini acabou descolando, então optei por usar cola mesmo.



Como meu cardstock tem cores diferentes na frente e no verso eu colo variando as cores assim:


3º Passo: Decorar a folha interna.
Como estou fazendo este passo a passo com material de uma encomenda e a dona escolheu sem fotos vou fazer somente uma decoração básica e a maioria dos embellishments vai separado para ser colocado pela dona do álbum quando tiver as fotos.


Para ter uma base de onde colar os embellishments, bordas, etc, fiz um cartãozinho com as medidas da foto para visualizar melhor.

4º Passo: Na última página do mini eu coloco um envelope para colocar uma TAG onde pode-se escrever uma mensagem, já que a maioria dos minis que fiz foi para presente (não tem isso no modelo original).
Para fazer o envelope as medidas são 10,5x15cm, deixando 0,5cm para poder dobrar.


Com o furador circular fiz a abertura.
Depois de marcar com o boleador os 0,5cm corta-se o quadradinho que forma nas pontinhas de baixo.
Depois é só colar.

A TAG mede 9x14cm e em cima, como puxador utilizei um furador de scalop.



5º Passo: Depois de tudo decorado você vai colar a parte interna.



6º Passo: Agora vamos juntar todos as seis partes dessa forma.




7º Passo: Agora vamos decorar a capa, que fica a critério de cada uma.

Como quero usar o aquecedor de emboss e meu baby está aqui no quarto dormindo, só farei amanhã.

8º Passo: Agora vamos colocar a fita para fazer o fechamento.
Vamos medir o meio e colar a fita com um pedacinho de dupla face pra não escorregar.





9º Passo: Agora é só colar a capa e a contra capa e está finalizado seu mini.


Olhando este passo a passo da Tininha que ela faz um mini com disquetes, acho na hora de colar as seis partes já decoradas, se você passar cola somente dos lados e embaixo, você terá mais um espaço para TAG's com fotos, mas é só uma idéia que me veio agora,...nunca fiz assim...rs.

Uma outra coisa que faço e não tem no PAP original é uma TAG para colocar embaixo de cada foto, assim o presenteado poderá escrever suas recordações.

Assim que finalizar a capa eu coloco fotos.


Espero que eu tenha sido clara!
Aproveitem bastante o passo a passo, e não esqueçam de me avisar se fizerem tá?
Qualquer dúvida, crítica, sugestão não deixem de escrever pois sei que a maioria de vocês tem muito mais experiência que eu no scrapbooking e será um aprendizado para mim.

Beijos e até mais!

CONVERSATION

9 comentários:

  1. Mi, ficou ótimo, assim que eu tiver um tempinho vou fazer sim. Adore!!
    bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Mi:
    Vc e um doce!, muito obrigada.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  3. que máximoooo mi! adorei o PAP! beijocas

    ResponderExcluir
  4. Olá, Michella!!!
    td bem. Que PAP super, td de bom. Muito lindo mesmo.
    Parabéns!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Muito legal e super bem explicado!! Vou tentar fazer!! Bjinhus!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4/30/2011

    Muito obrigada. Vou tentar fazer!
    Bjo, josi

    ResponderExcluir
  7. oi Michella, ficou ótimo seu pap... vou tentar fazer depois... beijão,

    ResponderExcluir
  8. Oi Michella, eu já fiz esse mini....
    Olha no meu blog e me da sua opinião!!!
    O seu ficou ótimo, gostei dessa idéia das tags...
    Bjs e bom fim de finde!!!

    ResponderExcluir
  9. adorei o PAP!!!!
    ficou muito legal!!!!
    beijoss

    ResponderExcluir