DIY {PAP} Encadernação Longstich - parte 1

Oi genteee

Faz quase 1 ano que prometi o PAP da Longstich para umas amigas e nunca mais tinha tido tempo para fazer, e um PAP assim demora mesmo pra montar, porém, no meio do processo, procurando mais tipos de encadernações para aprender, eu me deparei com um blog suuuuper maravilhoso pra quem gosta de encadernação.
No blog achei vários PAP's lindos, inlusive da Longstich, então fiz assim: a primeira parte do meu livro de anotações, que é a montagem da capa, eu mesma fiz, mas a parte da costura, eu coloquei um link para o blog que se chama Cailin.info.
Eu estava meio perdida sem saber se fotografava, filmava, então me deparei com esse PAP e pronto....super simples.

Bom, vamos lá.

Este é o resultado.



Material necessário pra quem gostou e quer fazer:

2 pedaços de holler ou papel paraná no tamanho 22x16cm
3 pedaços de holler ou papel paraná no tamanho 5x2,5cm
Material para forrar como papel de scrap, tecido, etc....(eu utilizei guardanapo de decoupage colado em um papel mais grosso)
Cola
Pincel
Régua para encadernação (eu uso palitinho de churrasco...rs)
8 assinaturas (cada uma com 5 folhas de papel A4 dobradas ao meio)

Pra começar vc deve cortar o papel paraná.

Pra cortar certinho a dica é vc pegar o papel A4 já dobrado ao meio e marcar no papel paraná, depois colocar mais 1 cm pra cada lado e cortar.
Para cortar os pedaços menores eu medi a altura das assinaturas (que é cada montinho de papel) e aumentei 1cm.
Ficou com 2,5cm

Depois corta 3 pedaços de 5cm de altura.
Agora é só utilizar a régua (no meu caso, palito de churrasco) pra encadernar dessa forma acima. Pra quem não sabe o método super elaborado do palitinho de churrasco basta olhar aqui
De pertinho.
Usando meu fio de cabelo rosa super fofo...rs
Agora já forrado.
Para fazer os buraquinhos que ficam na lombada voccê vai riscar para dobrar bem certinho.
Aqui faz um X para poder cortar. No X você corta, mas no primeiro traço vertical você irá dobrar.
Prontinho. Cortado e Colado
Mais pertinho.
E aqui já cortadinho.
Genteee.....esqueci de fotografar o processo de forrar a parte interna, mas é bem simples. Basta cortar um papel no tamanho 22x34,5cm, passar cola e colar...rs

Depois é só cortar onde tinha a abertura. Outra diquinha....não cortem para fazer a abertura com o papel úmido porque  rasga e fica bem feio...espere um tempinho bommm para cortar ok?
Fica assim depois de cortado.
Agora a parte mais fácil,...a costura.
Pois é, acreditem que a parte mais fácil e gostosa de fazer é a costura.

O link é esse aqui.

Bomm...pra dar uma ar Smashbookiano eu coloquei entre cada assinatura uma folha decorada de scrap e achei que ficou bemm legal pra colar alguma recordação.
Olha duas das 8 aqui.



Quando fizerem venham me mostrar ok?
Espero que tenham gostado.

CONVERSATION

9 comentários:

  1. Oi, Michella!

    Sou sua seguidora e vi seu pap. Está bem legal. Achei interessante vc usar papel para decoupage... não tinha pensado nisso, aliás, muito ainda tenho a aprender porque sou iniciante na arte da encadernação e cartonagem.
    Moro em Salvador e fui aprendendo encadernação no blog Caillun.info também. Visite este http://katiebernhard.blogspot.com.br/2011/01/process-exposed-spine-bookbinding.html
    No meu blog tem uma relação de blogs sobre encadernação. Dê uma passada lá (http://www.kikaflorence.blogspot.com.br/).

    Bom saber que vc é de pertinho.

    Prazer em te conhecer.

    Beijo,

    Erika

    ResponderExcluir
  2. que coisa mais lindaaaaaaaaaaaaaaa Mi....
    passei por aqui pra te deixa um beijoooo tava morrendo de saudadeeeeeeeee.....
    ain menina uma correia esse dias que vc não tem noção rsrsrsrs...
    to a meses ja sem posta no meu quase falescido brogui* kkkkkkkkk
    gostei de ver, cheio de coisas lindas por aqui e PAP maravilhosos....
    nossa e ainda SORTEIO!!!! que sorte a minha rsrsrs,....
    muito Sucesso Mi... vc merece...
    beijinhossssssssss

    ResponderExcluir
  3. OI Mi

    Amei seu PAP... ainda esta semana estava procurando um pap com essa encadernação e vc nos presenteou com essa informação!

    Valeu pelas dicas... amei!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi!
    Amei o PAP! Vou tentar com certeza. Depois passo aqui para te mostrar, ok?
    Beijinhnos.

    ResponderExcluir
  5. Mi!!!Eu estava esperando este PAP...rsrsrs vc lembra?
    Amei amei!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  6. oi! Gostei do Pap!!
    Sou sua seguidora e adorei o seu blog.
    Vem me visitar tb.
    http://scrapbookrose.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Mi, muito obrigada pelo pap!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mi!
    Ficou lindo!
    E o PAP, super bem explicadinho, né?
    E tem até sorteio? Oooba!!
    Muito obrigada por esta oportunidade!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Mi:
    Que pap maravilhoso!, adorei.
    Bjs

    ResponderExcluir