Batman Vs Superman e Capitão América: Guerra Civil - O apelo do confronto entre Super Heróis!


Em se tratando do universo cinematográfico nerd - e talvez até numa perspectiva mais ampla - Batman vs Superman é sem dúvida um dos filmes mais esperados para esse ano, rivalizando apenas com Capitão América 3 - Guerra Civil. É evidente a gigantesca importância dada a esses dois títulos em especial, tanto por fãs quanto pelas produtoras. Basta ver os respectivos orçamentos (450 e 500 milhões de dólares) dedicados às produções assim como as mega campanhas publicitárias, para imaginar que ambos representam, no caso da DC, um ponto de apoio para o lançamento de novas franquias, como A Liga da Justiça, Mulher Maravilha, Flash e Aquaman, e no caso da Marvel um ponto de ruptura para um novo fôlego e consequente renovação, inclusive, de elenco. Um preço a pagar por ter surfado primeiro essa grande onda. 

Mas por que apostar tanto nesses dois títulos, que não por coincidência tem como tema o conflito entre os super heróis? Pelo grande apelo desse tipo de situação, é claro!

Acredito que todos que curtem esse universo fantástico dos super heróis, em algum momento comecem a imaginar confrontos entre esses seres super poderosos e torcer pelos seus favoritos. É aí que se funda boa parte desse apelo ante a estreia desses dois títulos das gigantes DC e MARVEL, respectivamente.

Afinal, os vilões, por mais complexos e poderosos que sejam, em geral são criados para serem derrotados, mesmo que em um momento posterior, por um outro herói, ou até por outro "vilão" (podem esperar essa tendência vilão x vilão em algum momento). Mesmo o fator empatia, que até é dado a alguns seres vilanescos, não se compara com aquela que a maioria sente pelos heróis. Nas HQ´s o buraco é mais embaixo, mas nos cinemas e animações eles sempre vencem! E precisam vencer!

São tantos poderes e tanta empatia criada entre fãs e seus personagens favoritos que depois de uma centena de vilões derrotados a mente começa a trabalhar sozinha gerando inúmeras e intermináveis discussões nos círculos nerds sobre os poderes de cada super ser e o resultado de uma briga entre eles. É lógico que esses confrontos - que já aconteceram nos quadrinhos - aconteceriam também nos cinemas e o que vemos é uma super expectativa diante disso.


Chega um momento na cabeça de cada fã, que já não bastam os vilões. E não apenas por fetiche, mas pela abordagem menos maniqueísta exigida nos tempos atuais. Mesmo os heróis podem fazer más escolhas no calor da batalha e é justamente esse o ponto desenvolvido nesses dois títulos. Muitas vezes os efeitos colaterais das batalhas contra os épicos vilões deixam um gigantesco rastro de destruição. O herói já não é tão herói assim e outros mocinhos, que também já cometeram seus deslizes devem intervir em nome de um bem maior para todos.

Mais que um ponto estratégico do ponto de vista mercadológico, me parece que do ponto de vista da narrativa se abrem novas possibilidades diante da necessidade de uma abordagem mais ética acerca dos atos praticados pelos nossos queridos heróis. Acredito que seja um passo rumo ao amadurecimento dos filmes sobre esses seres fantásticos que sempre estão dispostos a ajudar, mas que às vezes destroem mais do que deveriam.



Essa é a grande desculpa... mas o que os fãs querem mesmo saber é quem bate em quem!!!


Com lançamento previsto para 24 de Março, confira o trailer definitivo de Batman Vs Superman: The Dawn of the Justice. Orçamento de U$ 450 milhões.



E aqui Capitão América 3 - Guerra Civil, que estreia no dia 28 de Abril. Orçamento de U$ 500 milhões.




CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário