{Resenha} Oceano no fim do caminho - Neil Gaiman










Que livro fofo e encantador (às vezes assustador)!!!

Realmente, todas a críticas que só falavam bem desse livro estão corretíssimas.
Defeito? Ter somente 205 páginas



O livro narra a ida de nosso protagonista (que não tem o nome citado) a um funeral na casa em que passou parte de sua infância, porém ele segue pelo caminho até chegar na fazenda das Hempstock, onde algumas lembranças já esquecidas de sua infância vem à tona, e entre essas lembranças está a sua amiga Lettie Hempstock.

Lá, na beira do Oceano, ele encontra uma das senhoras Hempstock e então voltamos alguns anos e agora o narrador se encontra com sete anos de idade e mora com sua família em Sussex, na Inglaterra.
Em função de dificuldades financeiras, seus pais são obrigados a alugar seu quarto da pia amarela para o minerador do opala, um sul africano que comete suicídio dentro do carro da família no fim da estrada. Essa morte deu início a uma série de acontecimentos mágicos e assustadores ao mesmo tempo.



Recomento muito esse livro, que não se trata somente de uma aventura maravilhosa de um garotinho de sete anos. Ele fala sobre crescimento, mudanças, confiança e principalmente sobre amizade verdadeira. Aquela amizade que você confia de olhos fechados e se doa.

Me tocou muito também ao ver como o protagonista lida com sua perda, procurando seu local de conforto, o local em que ele sentiu segurança uma vez (porque o que notamos que ele está indo a um funeral de um parente, e como ele trata a esposa e filhos sempre no passado, penso que pode ser o funeral deles). Não é spoiler porque ele não fala sobre de quem é esse funeral que ele está a caminho, é uma suposição minha.

No fim da estória eu senti que queria ter sido um pouco como ele (o protagonista). Ter lido mais, ter tido uma infância com mais fábulas envolvidas, mas infelizmente, eu não gostava de ler, então minha infância que foi maravilhosa foi de aventuras, brincadeiras, esportes, porém nada de livros :(

"Desde pequeno eu sempre pegava várias ideias emprestadas dos livros. Eles me ensinaram quase tudo que eu sabia sobre o que as pessoas faziam, sobre como me comportar. Eram meus professores e meus conselheiros."


  • Editora: Intrinseca
  • ISBN: 978-85-8057-368-8
  • Ano: 2013
  • Páginas: 205
  • Gênero: Ficção inglesa
  • Título Original: The ocean at the end of the lane
  • Ano de lançamento: 2013
"Vou dizer uma coisa importante para você. Os adultos também não se parecem com adultos por dentro. Por fora, são grandes e desatenciosos e sempre sabem o que estão fazendo. Por dentro, eles se parecem com o que sempre foram. Com o que eram quando tinham a sua idade. A verdade é que não existem adultos. Nenhum, no mundo inteirinho".
" Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo."

Beijos e até breve!

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário