{Dica} Minha rotina de estudos



Muitas pessoas têm me perguntado sobre minha rotina de estudos, mas enrolei bastante porque desde outubro pra novembro eu não estudo. Me dediquei aos planners e parei com resto, porém estou voltando aos poucos e vou aproveitar minhas férias para pegar um ritmo bom, então resolvi falar um pouco onde vejo dicas e materiais de estudo.

Como aqui não sobra dinheiro para contratar um coach, sigo alguns IG's que venho selecionando e analisando (se ali não rola somente aquela velha vitrine de canetinhas e marcadores), e anoto as dicas deles e vou pesquisando e adequando à minha rotina.
Pesquisar é tudo minha gente, e pesquisar em lugares realmente de procedência. Não se iludam com canetas, materiais de papelaria lindíssimos e fotos mega elaboradas (não que as pessoas que estudam de verdade não possam fazer dessa forma "fofa" e dispendiosa, mas alguns ig's, acho meio fraude).
No YouTube também tem uma galera que já foi aprovado em vários concursos, e que fazem vídeos com várias dicas de estudos, e foi assim que "defini" minha rotina (que pode mudar a qualquer momento, bastando verificar que não está funcionando).
No fim do post deixei várias indicações de canais e IG's que gosto muito!!!

Minha rotina de estudos se resume a:
  • Pego o edital que desejo estudar, analiso e esquematizo
  • Depois organizo um ciclo
  • Estudo com resumos 
  • Resolvo muitas questões
  • Reviso conteúdo com datas programadas
No processo do estudo eu utilizo cadernos normais para resumos e irei começar a fazer mapas mentais, que usava muito na época do vestibular, mas ainda não tinha incluído na minha rotina atual.
Também não costumava fazer revisões (somente quando tinha muitas dúvidas em determinado conteúdo), mas já li sobre a importância das revisões e já estou aderindo a elas.



Cadernos lindos e baratinhos das Lojas Americanas
Tudo que eu postar aqui, e que não for de minha autoria, estará identificado com links para os posts/ fotos/blogs/sites originais! Então vamos às dicas!

Estudando e Esquematizando Edital:
Essa etapa é bem chata de fazer, mas é extremamente necessária.
Você necessita baixar o edital e ler todo ele. Acredito ser muito importante saber todas as especificações que vem ali, desde conteúdo até a cor de caneta (já vi muita gente chegar para fazer prova com caneta de cor diferente ou ter que escrever somente com a bomba da caneta, porque a banca pede caneta de material transparante, e a pessoa não sabe dessas informações básicas).

Depois disso, copio e colo o edital no Word, e formato do meu jeitinho.
Deixo informações básicas e transformo em tabela o conteúdo exigido.
Nas imagens abaixo, o do TRE é meu, mas o do INSS baixei da Concursando no TRT (@concursandanotrt).
Ela disponibiliza alguns e vende outros!


A minha tabela do esquematizado já sofreu modificações.
Eu inverti logo de cara a leitura do conteúdo por vídeo aula porque acho melhor assistir primeiro.
Na verdade modifiquei tudo porque inclui mais revisões (imagem meramente ilustrativa...rs).






Sobre Ciclo de estudos:
Essa mega dica eu aprendi com a Ana do Vício de uma Estudante, e olha o que ela fala sobre o tema: "O ciclo é composto por disciplinas que deverão ser estudadas na ordem em que aparecerem nele, independentemente do dia e da hora em que está estudando, dando continuidade de onde parou no estudo anterior. Sendo assim, caso tenha estudado até a disciplina C hoje, amanhã você deve reiniciar seus estudos a partir de onde parou no ciclo, ou seja, continua pela disciplina D.

Como montar meu ciclo de estudos:
1- Veja quais disciplinas você terá que estudar para o seu concurso e escolha aquelas que você acha que deverá estudar por algum tempo.
2- Escolhidas as disciplinas, divida em quantas horas você acha que tem que estudar cada uma de acordo com sua dificuldade e dentro de um total de horas estipulado por você para que haja uma "rodada" do clico, ou seja, em quantas horas você quer rodar seu ciclo e começar tudo de novo.
O ideal é que tenha o mínimo de horas possível que não prejudique o entendimento de cada disciplina.. Por isso, recomendo no mínimo de 1 hora para cada matéria.
3- A ordem das disciplinas do ciclo quem escolhe é você. Mas obviamente, você vai ter que se obrigar a segui-la.
4- O ciclo dita a ordem e a duração de cada disciplina, mas quem dita o ritmo é VOCÊ. Se você vai levar 3, 5 ou 8 dias para completar uma rodada, isso é com você. Você que sabe quantas horas tem disponíveis para estudar por dia. Obviamente, seu objetivo será rodar o ciclo no menor tempo possível, para estudar mais horas em menos tempo.
5- O ciclo é utilizado para o seu estudo normal, não contando com o tempo de revisões e em sala de aula. Logo, o tempo revisando não conta no ciclo, mas deve ser computado como tempo estudado, claro.  (Fonte: Como estudar para concursos, Alexandre Meireles 📚) ".



Esse ciclo de estudos que utilizo está disponível para download aqui.

Sobre Revisões:
Essa dica eu peguei da @fururaexcelência, e ela diz o seguinte:
"Bom, quero deixar bem claro que esse método que estou usando foi passado pela minha coach do @cepcon, eles montam todo o meu planejamento de estudos, inclusive o tempo destinado à revisão. É um método não muito simples porque exige muita organização e comprometimento, pois as revisões acontecem TODOS os dias, sem exceção, e essa rotina for quebrada, elas acumulam e começam a não dar muito certo.
Então qual é a técnica: revisar depois de 2 dias, 1 semana, 1 mês e 3 meses A CONTAR DO DIA EM QUE VOCÊ ESTUDOU A MATÉRIA (não tem como ter dúvida aqui, pegue o calendário e conte os dias). Aí é com você, anote no livro, na agenda, no planner do jeito que você quiser, o importante é saber que naquele dia você tem que revisar aquele assunto. Outra coisa também que causa polêmica é o jeito que eu divido a matéria pra estudar. EU divido por páginas corridas, conto 20 e leio as vinte, depois reviso as 20. Você pode dividir por assunto, por capítulo ou por página, fica a seu critério, saiba o que é melhor pra você! Tem gente que não gosta de começar um capítulo e parar no meio dele, então termine o bendito capítulo, ok? Uma coisa também que muita gente pergunta é se eu reviso só a matéria que eu estou estudando no dia, não! Eu vou revisar a matéria que está agendada para o dia, simples assim! Quando a minha coach me passou esse método ela simplesmente falou: revise a matéria (a partir do que grifou na primeira leitura) 2 dias, 1 semana, 1 mês e 2 meses contados do dia que estudou a matéria. Só! O jeito de organizar eu que montei, do jeito que ficava melhor pra mim, sem grandes complicações... "
Resumindo, as revisões acontecem após:
2 dias
1 semana
1 mês
2 meses



Deixando claro que existem muitas outras sugestões de formas de revisão, mas coloquei aqui a que me achei mais interessante, e se não me adaptar, procurarei outras.

Sobre Mapas mentais:
Essa mega dica eu aprendi também com a Ana do Vício de uma Estudante, e olha o que ela diz sobre mapas mentais e como fazer!
"Alguém tem dúvida que essa técnica é super eficiente nos estudos?
O rendimento é altíssimo. Quando estou fazendo questões eu lembro em que canto da folha está a resposta, mas é mais ou menos assim que funciona! Então, vou dá algumas dicas de como eu produzo os meus. 
  1. Somente comece a fazer os mapas ao fim de cada capítulo. Particularmente, prefiro assim, pois consigo ter uma visão ampla da matéria e ver qual a melhor maneira de abordar o conteúdo nos mapas. 
  2. Não perca seu tempo tentando fazer mapas perfeitos. Vejo que, ultimamente, muita gente tá "competindo" quem faz mapa mental mais bonito. E eu olho assim e penso: "Deve ter demorado só uns 30 minutos pra esse título ser feito". Não estou julgando, acho que os mapas devem ser ORGANIZADOS e LIMPOS, mas nada de perder muito tempo neles. Tempo é conhecimento, minha gente!!! 
  3. Não se preocupe se sua letra sair torta e muito feia no começo. A minha era assim também. A pratica resolve tudo! Errou? Não jogue a folha fora não, pelamordideus! Passa corretivo e continua. Com o tempo você vai errando menos e escrevendo reto (eu pensei que nunca conseguiria).
  4. EU sempre uso vermelho e preto em várias pontas, mas isso foi uma opção minha. Porque? Eu acho mais bonito e também facilita na hora da produção. Mas vocês podem sim abusar das cores! 
  5. Como vocês podem ver pelo meu IG, meus mapas mentais são um pouco diferentes, porque eu não gosto só de utilizar "palavras-chaves". Eu, EUZINHA, sinto a necessidade de mais do que 1 palavra pra lembrar do conteúdo, necessito de frases, complementos.. Então sempre escrevo nos meus! Normalmente eu destaco essa palavra-chave com preto ou vermelho com ponta mais grossa e escrevo a informação necessária embaixo, utilizando setas. 
  6. Faça quantos mapas forem necessários! Nada de se limitar não. E deixe espaços para futuras anotações. 
  7. Tenha um canto para organizar seus mapas mentais, de forma que seja fácil acha-los, por exemplo, pastas catálogos ou pastas sanfonadas".


A organização dos mapas mentais da Ana foram os que mais me adaptei por ter ideias e gostos semelhantes, então é assim que farei os meus.
Já até fiz minhas pastas (e ensinei aqui a personalizar pastas velhinhas) e comprei outras!



Sobre como fazer marcações:
Esse vídeo de Diego Moreira, que é Auditor Fiscal da Receita Federal e couch do Estratégia Concursos, é muito bom, e ele fala também sobre revisões também, além de ter muitos outros vídeos no canal dele.




Sobre meu Método de estudo
  • Assisto a  vídeo aula do dia, e vou acompanhando com o material em pdf fornecido pelo curso, sempre fazendo anotações porque, infelizmente, só aprendo escrevendo (só voltarei aos livros quando finalizar os pdf's, mas me digam o que vocês acham disso..rs).
  • Estudo somente 2 matérias por dia, durante mais ou menos 1 hora e meia cada uma, mais o tempo que gasto para as revisões do dia, resoluções de questões, fazer os mapas mentais, organizar o dia seguinte, etc.
  • Leio a doutrina e vou intercalando com a Lei Seca, quando o conteúdo cita ou no final do capítulo (no momento, como estou assistindo vídeo aula, somente quando acaba o tema).
  • Para separar os capítulos lidos, utilizo post its.
  • Para marcar itens importantes e que acho que precisarei voltar no futuro, utilizo flags.
  • Utilizo 2 cores de marca-texto. Amarelo sempre e outra cor qualquer para marcar palavras chave.
  • Finalizando o capítulo, faço os mapas mentais (somente quando acaba o capítulo mais a lei seca).
  • Em seguida passo para resolução de questões do tema.

Como organizo meu dia-a-dia
  • Inicialmente eu esquematizei o edital e criei um cronograma de estudos;
  • Aderi ao planner para me organizar, que organizo na véspera a rotina do dia seguinte, já que ela está sujeita a imprevistos diários.
  • No planner eu adicionei um ciclo de estudos e coloquei a ordem das matérias e o tempo que estudarei cada uma (tudo sujeito a futuras modificações e adaptações).
  • Como estou retornando agora aos estudos, só planejei estudar duas matérias por dia, e ter noção dessa minha limitação é muito importante para eu não me sobrecarregar, e criar a minha velha conhecida, ansiedade.

Dicas para estudar "direito"

  • Desligue o celular para evitar distrações.
  • Tenha disciplina. criando uma rotina condizente com sua realidade, e a siga na ponta do lápis, respeitando os horários estipulados.
  • Tenha um local tranquilo para estudar, com o mínimo de distração possível.
  • Tenha uma mesa com uma cadeira, confortáveis e ergonômicos, para evitar dores de coluna.
  • Não esqueça de que uma boa iluminação é muito necessária para evitar dores de cabeça e problemas futuros de visão.
  • Deixe ao seu lado uma garrafa com água, e beba..rs (eu deixo água, café com leite e um biscoitinho porque sempre estou faminta, e não é bom toda hora levantar para pegar algo).
  • Organize sua mesa com seus materiais de estudo antes de começar a estudar, para não ficar toda hora levantando para pegar algo.
  • Música, somente as adequadas para estudo (vou deixar alguns links no fim do post).
  • Canetas coloridas, post its, flags, marcadores e outras fofices não são fundamentais para sua aprovação, mas se você quer utilizar e acha que fará diferença, sempre existem opções de custo reduzido. Não se apegue a marcas;

Meus materiais de estudos:
Tenho muita coisa por aqui, mas para estudar não uso nem metade!
Para escrever em cadernos, sempre uma BIC.
A Stabilo 68 Neon ou BIC Gel, somente para grifos.
Adoro esses marcadores que tem duas cores que comprei nas Lojas Americanas, mas eles acabam mais rápido que os outros marcadores.
Lápis e borracha, não necessita de dica ;)





Notas auto-adesivas, também tenho vários e de várias marcas, mas esse estojinho que comprei por R$ 6,00 na 25 de março, já é suficiente pra mim.


Também gosto de utilizar essas notinhas grampeadas ou presas com clipe.
Esses grampos da Maped são lindos e coloridos.
Os papeis são da Filiperson e contém 800 folhas.
Esse Neon é um pouco mais caro e custa R$ 12,90. As outras cores e o reciclado custam R$ 6,00.



Para guardar minhas apostilas, comprei essas pastinhas lindas numa lojinha da China, e me arrependi de ter comprado poucas, porque são ótimas.
Para escrever nelas, uso o meu Dymo, que comprei faz muito tempo e não lembro a loja.



Como faltou pasta, utilizei classificadores e marquei na frente com o nome da matéria.

E semana passada encontrei essas pastinhas em promoção na Le Biscuit, e custaram R$ 3,99.



Sobre o planner:
Eu utilizo somente o planner que eu mesma criei, e você pode fazer o download, mas lembre-se que é SOMENTE PARA USO PESSOAL, e se você não sabe o que isso significa, leia os Termos de Uso do blog.


Imprimi para usar a partir de março, e os inserts que são úteis para mim no momento.








Espero que as minhas dicas ajudem o máximo possível de pessoas, e se alguém achar que pode melhorar ou quiser me dar dicas, fiquem a vontade para deixar comentários.

Segue vários links com Ig's e canais e vídeos com músicas para estudar.

Músicas:
Basta ir seguindo a playlist que você terá horas de música para escolher.

Instagram:

Canais:

Existem muitos outras canais, mas não sigo muitos ou me perco no youtube e fico horas por lá!

Beijos, e bons estudos!

                                                     ♥ Visite o Bazar do Blog ♥


CONVERSATION

8 comentários:

  1. Fantástico!!!! Parabéns pelo conteúdo Michelle. Muito instrutivo e útil para nós, concurseiros.

    ResponderExcluir
  2. Michella, estou na luta para organizar meus estudos: conciliar trabalho, vida acadêmica e arranjar um tempinho para estudar para concursos.
    Seu blog tem me ajudado imensamente, obrigada por ser essa pessoa maravilhosa e dividir tanto com pessoas como eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ajudar Bruna!!!

      Beijos e boa sorte

      Excluir
  3. Anônimo3/12/2017

    Michella, muito grata por compilar e compartilhar essas informações!!
    Bons estudos para todas nós!

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas e amo seu planner. Obrigada por disponibilizar tanta coisas úteis (e lindíssimas!!) para nós. No mais, muita sorte nessa vida tão doida de concurseiro, que a gente tem. *:

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de te agradecer pelas dicas valiosas e pelo material fantástico disponibilizados a todos! Sucesso em sua caminhada!

    ResponderExcluir
  6. Que dicas sensacionais!! Adorei seu blog!

    ResponderExcluir