{Resenha} O diário Secreto de Laura Palmer - Jennifer Lynch




Em 08 de abril de 1990, estreava no Estados Unidos a série Twin Peaks, que após 30 episódios foi cancelada, deixando muitos fãs órfãos.
25 anos depois tivemos o anúncio do lançamento da Terceira Temporada (que será uma continuação. e não um remake), o que causou um rebuliço nos corações dos apaixonados por Twin Peaks \o/.
Em consequência, também ganhamos a oportunidade de ler, ou reler, O Diário Secreto de Laura Palmer, que foi lançado pela Globo Livros em 1991, e já estava esgotado há muitos anos.
Breve farei um post especial sobre a série completa, mas hoje só trataremos do que aconteceu antes da série, que é relatado neste livro, escrito por Jennifer Lynch (filha do David Lynch, diretor da série).




Quando Twin Peaks passou na televisão aqui no Brasil, eu era bem nova, e meus pais não me deixaram assistir, porém eu ficava pelos cantos escondida, pegando uma cena ou outra, e nunca mais saiu da minha memória a imagem do assassino e aquele ventilador de teto rodando.
Anos depois eu encontrei a série, e assim pude matar minha curiosidade.
Alguns anos depois, em 1999, encontrei na biblioteca da universidade O Diário, e pude fazer a leitura, que foi difícil e dolorida.
18 anos depois (tô velha não gente, só entrei na universidade cedo demais #sqn) a Globo Livros lança a 2ª edição do Diário, e novamente enfrentei uma leitura super pesada, triste e que me fez pensar nas nossas crianças, e foi muito devastador para mim, principalmente porque já havia assistido a série, e já sei a resposta para a pergunta icônica da televisão mundial: Quem matou Laura Palmer???? 



O Diário tem início no dia 22 de julho de 1984, quando Laura o ganhou de aniversário de 12 anos, e nesse mesmo dia ela faz sua primeira anotação, e já ficamos sabendo que Bob já está presente em suas noites, sabe-se lá a quanto tempo.
Com relatos inicialmente mais infantis, porém muitos maduros para garotas de sua idade, Laura nos conta seu dia a dia e sua luta para ser "uma boa menina".
Sua iniciação sexual com garotos, bebidas e drogas nos é relatada sempre com uma dualidade de sentimentos vividos por Laura, que é considera a jovem mais bonita, doce, cativante e estudiosa de Twin Peaks.
Filha de pais atenciosos e amorosos, eles eram a imagem da perfeita família americana. 
Porém, a cada trecho do diário, que segue até o dia de sua morte, no ano de 1989, Laura nos revela detalhes de sua vida e da vida de muitos moradores de Twin Peaks, uma cidade madeireira do interior dos Estados Unidos, onde, assim como a própria Laura, ninguém é o que parece ser.
Jennifer Lynch teve a coragem de escrever sobre o lado obscuro da adolescência de muitos jovens, que no caso de Laura Palmer, é rodeada por abusos, depressão, orgias, prostituição e drogas.



Não indico essa leitura para pessoas que tenham problemas com abusos sexuais, porque este livro ser um gatilho.
Ele contém muitos relatos de cunho sexual, então também não indicaria para crianças e adolescentes.

Esse livro merece uma boa análise e um bom bate papo sobre seus relatos, mas infelizmente não posso falar mais, ou darei spoilers.
E para quem já leu, quem você acha que matou Laura Palmer??? ;) Vamos debater? Me escreve ai!!!!

"Às vezes penso que a vida seria muito fácil se não tivéssemos de pensar sobre ser meninos ou meninas, homens ou mulheres, velhos ou jovens, gordos ou magros...se pudéssemos todos ter certeza de que somos iguais.
Talvez fosse chato, mas o perigo da vida e de viver não existiria..."
"Há séculos que não escrevo porque estou me esforçando muito para ser feliz e para ser boa, e procuro estar sempre rodeada de pessoas para que nunca mais possa pensar em coisas erradas".
"Não deixarei que ninguém me machuque, como no sonho. Eu vou me machucar primeiro".
"Gostaria de poder contar a mamãe".
"Vou me transformar em uma profissional em não sentir absolutamente nada".

Título Original: The Secret Diary of Laura Palmer
Autora: Jennifer Lymch
Editora: Globo Livros
Gênero: Ficção Americana
ISBN: 978-85-378-1604-2
Ano: 2016
Ano de lançamento: 1990
Páginas: 270
Tradução: Vera Caputo


E se você gostou do livro, aproveita para adquirir aqui sua cópia.


Beijos e boa leitura!

CONVERSATION

3 comentários:

  1. Já assisti Twin Peaks 2x e agora tô revendo de novo com meu marido :)
    Amo a série e acho os personagens sensacionais, haha! Só de lembrar me dá vontade de tomar café.
    Aliás, onde vc arrumou essa caneca? Já quero uma pra ontem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cika, eu encomendei na loja de uma amiga e ela fez pra mim, mas deixei a imagem com ela para encomendas.
      Se quiser, fala lá no insta comigo que te marco no insta dela!
      Tb adorooo Twin Peaks!!!
      Beijos

      Excluir
  2. Muito obrigada pela resenha 😀😀 me fez querer comprar mais ainda 😍

    ResponderExcluir