{Resenha} Donnie Darko - Richard Kelly

É de consenso geral que cada pessoa que assistiu Dannie Darko tem uma opinião diferente a respeito de tudo que foi abordado nessa história maravilhosa.
Para quem acha que este é um livro de terror, na minha opinião, não é.
Acredito que ele seja uma ficção científica, que trata de viagem no tempo, mas que também nos mostra alguns aspectos sombrios da mente de Donnie, que é um adolescente que tem sérios problemas psicológicos.

Essa edição lindíssima foi lançada pela Darkside em maio de 2016, e que deixou os fãs do filme muito mais apaixonados pela história.
O livro é em formato de roteiro, então aconselho que você assista o filme primeiro, depois leia o livro, e então volte para assistir o filme novamente. É uma experiência maravilhosa e que te fará enxergar detalhes não vistos na primeira vez.
Nada impede de você ler o livro primeiro porque, apesar de não ser romanceado, possui uma leitura bem fluida, o que me fez ler avidamente em apenas 1 dia.



Esta edição consta de um Prefácio escrito por Jake Gyllenhaal, ator que interpretou Donnie Darko, e ele mesmo afirma que não existe uma resposta unanime para as perguntas a respeito do filme.

"Nunca existe uma única resposta para qualquer pergunta. A explicação de cada um muda de acordo com a sua criação, o lugar onde foi criado, quem o criou".

"Nossas próprias mentes, como elas diferem umas das outras, e de como estamos todos à mercê de nossas próprias interpretações".



Outra novidade maravilhosa nessa edição é a entrevista completíssima com Richard Kelly, roteirista e diretor do filme, que nos conta sobre todo o processo de criação do filme, desde o roteiro, escolha de elenco, profissionais para produção, passando pelas dificuldades em encontrar estúdios que se interessassem por sua história.
Além disso tudo, Kelly também nos conta sobre sua família, a escolha da universidade que seguiu e da influência de Stephen King na sua escrita.


Sobre o Filme/Roteiro:

Certo dia Donnie Darko é acordado no meio da noite por um coelho gigante e super bizarro chamado Frank, que o atrai para um campo de golfe e profetiza que o mundo irá acabar em 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. 
Depois disso Donnie adormece.
Quando ele desperta, já na manhã do dia seguinte, e chega em sua casa, ele constata que ocorreu um acidente, e que a turbina de um avião caiu sobre sua casa, exatamente em seu quarto, e que ele só sobreviveu por causa dessa visita inesperada do coelho, que o tirou de casa.

A partir desse dia, muitos acontecimentos estranhos ocorrem na vida de Donnie, que relata tudo para sua terapeuta, que juntos tentam entender e tratar essa esquizofrenia do garoto.

Não tem como falar muito sobre o livro/filme sem dar spoiler, mas assistam ao filme com a mente aberta, uma vez não é uma história linear e com um final fechado.
Este roteiro foi escrito para que cada um pense por um momento, ou vários, e tire suas próprias conclusões.

Além de uma história envolvente, o filme é acompanhado por uma trilha sonora cuidadosamente criada para nos encantar ainda mais com essa produção primorosa (coloquei o vídeo com The Killing Moon de Echo & The Bunnymen e Head Over Heels  deTears For Fears, no fim do post).
A história se passa em 1988, então a trilha é bem oitentista.





Nas páginas finais do livro, Kelly nos presenteia com trechos do livro A filosofia da viagem no tempo, escrito por Roberta Sparrow, a vovó morte.
Este é o livro que Donnie lê e fica obcecado durante a história.
Nesses pequenos trechos do livro vamos entender um pouco mais sobre universo tangente, artefatos, sonhos, videntes manipulados, mortos manipulados, receptor vivente e muitos outros detalhes surpreendentes, além de uma listinha ligando cada item aos nomes dos personagens no roteiro.

Essa é uma história que vou ter sempre pertinho para poder rever e reler sempre que tiver um tempinho, e indico demais o conjunto da obra.
O filme conta com uma produção e um elenco maravilhosos, e o livro nos dá mais informações para amarmos ainda mais essa história.
Lembrando que, mesmo com a leitura, não teremos um final fechado, mas teremos uma história para relembrar, conversar, debater, analisar ;)

Título Original: Donnie Darko
Autor: Richard Kelly
Editora: Darksidebooks
Gênero: Cinema , Roteiro cinematográfico
ISBN: 9788566636994
Ano: 2016
Ano de lançamento: 2003
Páginas: 240
Tradução: Antônio Tibau

E se você gostou do livro, aproveita para adquirir aqui sua cópia e ajudar o blog a crescer!






Músicas que compõem a trilha sonora!





Beijos e boa leitura!


CONVERSATION

2 comentários:

  1. Michella... vc sempre me inspirando... adoooooro suas resenhas e como disse antes, me inspiro sempre nelas para por em dias minhas leituras.... o modo como vc descreve o livro, me incita a querer lê-lo tbm... não vi o filme é só irei ver após a minha leitura.... obrigada pela inspiração !!!! ��

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/17/2017

    Oi Mi!
    Adorei a resenha. Só conhecia o filme

    ResponderExcluir