{Resenha} IT - Stephen King





Adoro quando um livro consegue me prender de tal forma que eu não queira para ler, e a leitura vai fluindo de forma magnífica, e assim foi com It.

Quando tomei a decisão de pegar esse calhamaço para ler, inicialmente a proposta era ler um tiquinho por semana e fazer um Diário de Leitura, porém não senti interesse nas pessoas de lerem algo cheio de spoilers, e também não encontrei pessoas que já leram dispostas a debater sobre a leitura, então parei a leitura e o diário, e só voltei a ler sozinha no final de novembro, achando que levaria um ano para terminar.

Contrariando minhas expectativas de tempo de leitura, consegui ler em um mês e meio, já colocando meu projeto "50 páginas por dia" em ação, e deu super certo.

Quem quiser ler os posts do Diário de Leitura é só clicar ai embaixo!






Sinopse:

Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em 'It - A Coisa', clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.





A cada vinte e sete anos, mais ou menos, mortes assustadoras e desaparecimentos misteriosos ocorrem em Derry, uma cidadezinha localizada no Maine, que abriga uma força sobrenatural que provoca na cidade ondas de crime e violência.

Em 1958 um grupo de crianças se une, dando início a uma amizade pura e sincera e, com a força dessa amizade eles lutam contra essa força aterrorizante. 

O clube dos otários, que está mais para o clube dos"excluídos", é composto por Bill (gago), Richie (que usa óculos fundo de garrafa e não tem filtro), Stan (judeu), Mike (negro), Eddie (asmático), Ben (gordinho) e Beverly (mulher), e cada um com um motivo para ser perseguido pelos valentões da escola, porém cada um com características únicas que fazem você se apegar e torcer para a Coisa não pegar ninguém

Após eventos terrivelmente assustadores vivenciados por cada um, eles vão se conhecendo até que se tornam amigos inseparáveis e que se unem para combater a Coisa que, aparentemente, só eles conseguem enxergar e sentir que algo de muito ruim está acontecendo em Derry.
Juntos eles conseguem atordoar a Coisa e mandá-la para sua "hibernação" mais cedo, e depois desse evento, cada um toma um rumo diferente na vida e se afastam.

Mike foi o único que permaneceu na cidade e foi documentando antigos casos suspeitos que aconteciam sempre obedecendo esse ciclo de 27/28 anos, e observando também que novos assassinatos estavam acontecendo, e sempre com relatos de que tinha um palhaço por perto.
Dessa forma, 27 anos depois ele convoca todos os amigos à cumprirem a promessa de retornar a Derry caso a Coisa voltasse a atacar.



Esse livro é narrado em terceira pessoa, e dessa forma conseguimos enxergar as situações nos diversos pontos de vista, inclusive sobre o ponto de vista da Coisa, quase no final do livro, e é muito perfeito você saber o que ela  está pensando e sentindo.

Na minha mais humilde opinião, perderíamos a essência da estória se King  não tivesse descrito cada personagem  e cada evento com tantos detalhes minuciosos e maravilhosos como foi feito.
Não sou da opinião de que tem muita coisa que poderia ser cortada e não sentiríamos falta.

O único trecho que eu cortaria por achar totalmente desnecessário e que não entendi a necessidade do evento foi quase no fim do livro, com a Bev, e não vou dar spoiler, então quem já leu comenta ai se achou necessário e o motivo, porque eu acho que a amizade deles já era linda e forte o suficiente.
O resto do livro não precisa de nenhum corte, e desse jeitinho super detalhista, King não deixou nenhuma ponta solta. 

Se eu senti medo?
Senti!
Nada que impedisse de querer loucamente continuar a ler, mas fiquei ansiosa, transpirando e às vezes dando uma paradinha para respirar.

Ia colocar o trecho da perseguição e morte de um garotinho, porém seria um spoiler, mas posso dizer que fiquei super tensa e torcendo para ele conseguir correr e se livrar de ser devorado pela Coisa, mas infelizmente ele não consegue, e nessa hora quase chorei porque eu consegui sentir junto com o garotinho o seu desespero e depois a sensação de que "isso é somente um pesadelo" e em seguida a constatação de estava morrendo.
Indico muito esse livro para qualquer pessoa que já está acostumado a ler diariamente e quer conhecer um livro de Stephen King, mas se você não tem costume de ler não comece por ele, ou você vai cansar, não pelo enredo da estória, mas pela falta de costume de ler mesmo.

Editora: Suma de Letras
Ano: 1986
Ano da edição: 2014
Páginas: 1102
Gênero: Terror, suspense (embora na aba diga Ficcão Americana)
Título Original: It

Quem já leu essa belezura ai???

Beijos e até breve!






CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário