{Resenha} A Torre Negra # O Pistoleiro # Stephen King













Antes de mais nada, para quem não conhece essa obra de Stephen king, vou falar  rapidamente sobre a série toda, que é composta por sete volumes, cujo primeiro livro é O Pistoleiro (The Gunslinger). Nessa obra maravilhosa King nos traz uma mistura de terror, fantasia e ficção científica, onde o Pistoleiro Roland está em busca da Torre Negra, que tem uma natureza tanto física quanto metafórica.

King levou nada menos que 33 anos para finalizar a saga que ele descreveu como “o mais longo romance popular de todos os tempos” (são mais de 3500 páginas).



O Pistoleiro: Nesse volume vamos ser apresentados a um universo completamente novo, cheio de criaturas mágicas e aterrorizantes, onde tudo é seco e sombrio, o que nos remete à Introdução do livro onde King nos relata suas fontes de inspiração para esse livro.

" Vi um filme dirigido  por Sérgio Leone. Chamava-se Três Homens em Conflito e, antes mesmo da metade da fita, percebi que o que eu queria escrever era uma história com o senso de busca de Tolkien, mas ambientada na quase absurdamente majestoso cenário de faroeste de Leone".


Roland Deschain é o ultimo descendente do clã de Gilead, vive num mundo pós-apocalíptico e está em busca da Torre Negra, um lugar mítico que controla o tempo e o espaço.
Todo o livro ele está em perseguição ao Homem de Preto, que ele acredita que o ajudará a chegar à Torre Negra.



Roland conhecerá algumas pessoas que marcarão sua trajetória.
Inicialmente ele encontra um  fazendeiro solitário que tem um corvo sinistro chamado Zoltan.
No decorrer do romance ele chega a uma cidade chamada Tull, onde conhece Allie, uma mulher que trabalha em um cabaré/hospedaria. Nessa cidade ele enfrenta um grupo de fanáticos que são controlados por uma magia estranha, e para ele conseguir sair dessa cidade é muito mais insano. Tenso!!!

O personagem que mais me marcou e me deixou inquieta por sua situação foi Jack Chambers, um garoto franzino que foi transportado ao mundo de Roland após uma morte trágica (aqui na nossa dimensão, pelo que parece..rs)...muito King! <3 nbsp="" p="">
Durante parte da perseguição ao homem de negro, Jack torna-se companheiro de viagem de Roland, que acaba se afeiçoando ao garoto.



Em flashbacks, King nos mostra o passado de Roland, que recorda trechos de sua infância e como ele veio a se tornar um Pistoleiro, descrevendo seu árduo treinamento.

Ao perseguir o Homem de Preto, Roland tem que entrar em uma caverna totalmente escura onde ele passa dias para percorrer esse caminho, e é ai que King mostra como sua escrita nos faz sentir.
Em alguns momentos dessa travessia eu cheguei a me sentir um pouco claustrofóbica, querendo sair daquela escuridão, sendo obrigada a parar um pouco, para retornar mais tranquila à leitura. Uma sensação de desespero mesmo! E essa é a magia de King!

Amei esse livro e estou louca para ler A Escolha dos Três, mas não sei quando vou ler porque estou com muitos livros atrasados da maratona, mas breve retorno aqui com a resenha do volume seguinte.
.

Os títulos de A Torre Negra:
.
Volume I: O Pistoleiro (The Gunslinger) 1982
Volume II: A Escolha dos Três (The Drawing of the Three) 1987
Volume III: As Terras Devastadas (The Wastelands) 1991
Volume IV: Mago e Vidro (Wizard and Glass) 1997
Volume V: Lobos de Calla (Wolves of Calla) 2003
Volume VIII: Vento pela fechadura (The Wild Through the Keyhole) Este livro foi escrito para esclarecer fatos da adolescência de Roland e se encaixa aqui mesmo.
Volume VI: Canção de Susannah (Song of Susannah) 2004
Volume VII: A Torre Negra (The Dark Tower). 2004

 




Beijos e até breve!

CONVERSATION

2 comentários:

  1. Eu li esse livro tanto tempo atrás que não lembrava mais da história direito.
    Acho que vou reler para poder dar continuidade à série.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero continuar a série logooo! É muito bom!!

      Beijossss

      Excluir