{Scrapbooking} O que é Sketch?
















O Sketch nada mais é que um ato de representação, ou seja, um modelo que você vai criar para seguir. Você vai representar em forma de desenho alguma ideia para desenvolver ou, simplesmente, para aperfeiçoar técnicas de desenho (tudo depende de sua área de trabalho).
Não precisa ser desenhista para compor seus sketches, basta representar de uma forma que as pessoas entendam o que você quer dizer (isso se você for divulgar seus desenhos). Se não for divulgar, basta que você entenda, no futuro, o que você quis representar em seu desenho.

Sketch de um artista plástico
































Sketch de um arquiteto

Onde desenhar seu sketch e o que usar para desenhar: eu tinha um caderninho que fiz com folhas brancas onde eu rabiscava minhas inspirações, mas o cachorro comeu hahahahha meu filho mais novo pegou e colou ele todo...rs, então hoje faço em um caderno comum, mas a maioria das pessoas tem moleskines. O indicado para quem não sabe desenhar é um caderno com folhas milimetradas, mas  fica a critério de cada um. Desenhe onde você se sentir a vontade e se adequar melhor. Eu tentei com o papel milimetrado, mas não me adaptei, então vou fazendo meus desenhos em um caderninho mesmo, até me organizar melhor.

Para desenhar eu utilizo lápis grafite mesmo porque, como sou ruim de desenho, apago muito, mas você também está livre para utilizar caneta, nanquim, tinteiro, aquarela, hidrocor,....ou seja, rabisque com o que você se familiarizar.

Como organizar seus Sketchs: como eu desenho tudo em um caderno na loucura mesmo, não tenho organização, mas você pode destinar um caderno para cada tipo de sketch como página simples, página dupla, cartões, mini álbuns e assim por diante.
Acho isso muito trabalhoso, mas cada um sabe como se organizar melhor.
Você pode desenhar também em papel sulfite e arquivar em pastinhas com divisórias ou digitalizar e guardar no computador. São muitas possibilidades, e to pensando em como me organizar quando acabar a reforma de meu atelier porque vou tentar manter o mínimo de bagunça (e vai ter posts sobre a organização e decoração do atelier novo \o/ ).

Alguns tipos de Sketches (na minha modesta opinião)

1) Layout a partir de um sketch

Dessa forma você irá escolher um sketch e desenvolver um layout com seus materiais, mas não é necessário seguir o sketch ao pé da letra. Você pode incluir ou retirar elementos, mudar a posição das fotos ou aumentar a quantidade de fotos utilizadas, ou o que sua vontade mandar. O sketch é apenas um modelo para inspirar e não para travar o projeto. Modifique o que você sentir que deve modificar (existem sites que disponibilizam e no meu Pinterest tem alguns).





By Megy

2) Sketch a partir de um layout (físico ou digital)

É o inverso do tipo anterior. Você vai transformar um layout existente em um Sketch para desenvolver um outro momento, para propor desafios ou simplesmente para guardar.















By Dan Soulfine























3) Sketch a partir de inspirações variadas

Faz um bom tempo que a Tininha (que infelizmente parou de scrappear) fez um post mostrando como ela se inspira com coisas do dia-a-dia, e achei genial.
Ela utilizou imagens de vitrines para elaborar vários sketches.


Utilizo muito sketch quando vou liftar algum layout porque já aproveito para adequar o trabalho ao meu jeitinho e aos materiais que tenho.



By Annelie

Esse pro exemplo é o sketch que fiz para desenvolver minha página de Smash do Desafio do Bendito Scrap desse mês, então ele já era um layout que virou sketch e depois virou o meu layout!!!

Espero que vocês tenham gostado do post e que ele seja útil para vocês!!!
Não esqueçam de deixar comentários sugerindo temas para futuros posts e vídeos ok??

Beijos e até mais!

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário